segunda-feira, 28 de março de 2016

Dicas contra espinhas e oleosidade

Quem tem pele oleosa sabe o quão complicado é fazer uma maquiagem e depois de algum tempo sentir que ela está "escorrendo" do rosto, isso fora aquelas espinhas decorrentes dessa oleosidade que teimam em aparecer.
Foi pensando nisso que decidi fazer esse post com dicas básicas que me ajudam no dia-a-dia. Lembrando que cada pele tem necessidades especificas, este post são dicas que deram certo COMIGO, mas é sempre fundamental ir em um dermatologista.
É fundamental lembrar também que esses são tratamentos provisórios, em caso de irritação suspenda o uso de produtos imediatamente. E por fim, eles não vão acabar com a oleosidade pra sempre, nenhum tratamento é 100% efetivo contra espinhas, afinal a pele deve manter sua oleosidade natural, então se você tem muitas espinhas, deve pedir indicação de profissionais na área de tratamento dermatológico.
Agora sem mais enrolações, darei as tão aguardadas dicas:



1º Sabonete anti-acne:
Atualmente são diversos os sabonetes nessa área do mercado, fiz o teste de alguns e se quiserem posso fazer uma resenha deles pra vocês. Usei um que era esfoliante, mas minha pele sofria em extremo com o uso dele, procurando uma profissional em um depósito de maquiagem daqui da minha cidade, ela disse que isso acontecia porquê minha pele era muito sensível em algumas áreas e como não tenho muitas espinhas, a pele só ficava mais fina, delicada e os poros mais delatados -então não acreditem em sabonetes mágicos, se você não tem a pele tão oleosa prefira tratamentos mais delicados.
Essa vendedora me indicou o sabonete de Enxofre da Granado, o qual já conhecia de longa data por ter feito parte do armário de quase toda minha família. O cheiro pode não ser dos melhores, mas com certeza é compensado pelos benefícios, afinal minha pele ficou bem mais lisa com o uso desse sabonete. O melhor de tudo? O preço, enquanto pagava bem mais por outros sabonetes, paguei apenas R$4,70 nesse.


2º Esfoliação caseira:
Por ter a pele muito sensível, acabei por não me adaptar a nenhuma esfoliação manipulada -tentarei algumas ainda- mas após pesquisas descobri algumas esfoliações caseiras.
Optei por testar uma em que sugeriam a mistura de creme hidratante com açúcar, na postagem a menina dizia que poderia ser utilizada todos os dias, mas sabemos que o açúcar prejudica a pele quando utilizado em excesso não é?!
Então testei misturando um pouco de açúcar no creme Hidramais na Biocap, o que eu uso é óleo de amêndoas, sei o que deve estar pensando "Mas óleos só tornam a pele mais oleosa", mas acontece que com tantos tratamentos que eu faço, a pele só  fica ainda mais sensível além de que, não deixo muito tempo essa mistura na pele.
Mas como eu faço? Misturo uma colher de sopa de açúcar em um pouco de hidratante (o suficiente só pra parecer que se trata de um creme esfoliante), tomo banho na água morna para abrir os poros da pele e passo o esfoliante no rosto em movimentos circulares, enquanto deixo ele agir, vou tomando banho, em seguida enxáguo o rosto para retirar a mistura.
Indico a aplicação do esfoliante no máximo 3 vezes por semana, mas se sentir que sua pele está passando por efeito rebote (quando a pele começa a produzir ainda mais oleosidade pra se defender dos tratamentos muito intensivos), diminua a frequência. 
E antes que vocês perguntem: sim, essa mistura pode ser passada no corpo. 
No meu caso posso afirmar que  a pele ficou muito mais macia, o hidratante diminuiu significadamente minhas  olheiras (uhuuuuu, beneficio extra) e as espinhas diminuíram bastante. 
Imagem meramente ilustrativa, não vá utilizar tudo isso na mistura não hein?! kkkkk

3º Tônico Equilibrante Adstringente: 
Com certeza meu queridinho no tratamento contra a oleosidade, já fiz resenha dele e você pode lê-la aqui.
O tônico é fundamental, pois evita que sua pele continua a produzir oleosidade em excesso durante o dia. Lembrando que é fundamental usar adstringentes que não possuam álcool na composição, pois o mesmo causa o efeito rebote, aumentando a produção de oleosidade da pele.
É fundamental também usar produtos que sejam voltados pro seu tipo de pele, não adianta ter pele mista e usar pra pele oleosa, isso só vai danificar sua pele.



4º Talco:
Sim, isso mesmo que vocês leram, quase todo mundo utiliza o talco como shampoo a seco, mas além de tirar o excesso de oleosidade do cabelo, ele pode fazer o mesmo pela sua pele.
É só aplicar um pouco antes de fazer sua maquiagem, ele vai evitar que a oleosidade volte rápido além de deixar sua pele macia. Mas você também pode utiliza-lo sozinho, tomando cuidado só pra não deixar a pele muito branca, é claro.
Esse é o que eu uso, paguei um pouco mais de R$11,00 e dura muito, afinal usa-se muito pouco a cada aplicação.

5º Leite de Magnésia:
Uso em casos extremos de espinhas, se preciso que elas desapareçam muito rápido simplesmente passo no rosto e no dia seguinte elas estão bem melhores.
Aprendi essa dica no blog da minha amiga Beatriz Molina: Tudo em Evidência, pra entender melhor como usar o leite de magnésia no tratamento contra espinhas assista esse vídeo (que tem outras dicas também):



6º Pomada a base de Propionato de Clobetasol:
Já falei dessa pomada no tratamento de queloides no caso de piercing (leia aqui), o que eu não disse é a maravilha que essas pomadas podem fazer no tratamento de espinhas.
Já usei secativos de marcas diferentes, mas quase sempre dava na mesma coisa: me viciava até no cheiro e as espinhas continuavam lá, o máximo que a pomada fazia era camuflar.
Então quando tive queloide vi que a pomada a secou em cerca de 4 dias, lendo a bula, notei que a composição da pomada era especifica para diminuição de cicatrizes, por mera curiosidade (e o fato do meu leite de magnésia estar acabando), decidi testar a aplicação dela nas espinhas, devo dizer que não secou tão rápido assim, mas o bom é que não deixou cicatriz NENHUMA numa espinha enorme que apareceu na minha bochecha e pra isso demorou apenas 3 dias.
A bula indica também que caso a pele fique muito fina, é indicado parar o tratamento, então nada de excessos, passo no máximo duas vezes por dia em espinhas.

7º Soro Fisiológico:
Meu hidratante predileto, sim, isso mesmo que você leu, pretendo postar em breve todos os usos que faço dessa substancia, mas a minha predileta é no tratamento da pele.
Quando coloquei piercing no nariz, comecei o ritual de limpeza com soro, então notei que minha pele do nariz em volta do furo estava bem melhor, mais hidratada, lisa e ainda por cima saiam vários cravinhos no cotonete que usava pra limpeza.
Decidi testar então o uso na pele, pingando cerca de 3 gotas dele no algodão e passando pelo rosto, o efeito foi imediato, diminuição incrível da quantidade de cravos, pele mais macia, lisa (como se tivesse feito uma limpeza), hidratada, brilhosa (mas aquele  brilho saudável sabe?!) e o melhor de tudo, as espinhas começaram a surgir com menos frequência.


8º Hidratação do organismo:
Sim, estou falando da hidratação no sentido de se hidratar bebendo água mesmo, pode parecer besteira, mas com a correria do dia-a-dia, muitas vezes acabamos esquecendo de beber água.
O que acaba por piorar o metabolismo do nosso organismo e as tão temidas espinhas adoram isso, não descuide do seu corpo dessa forma.

9º Hidratação da pele:
Hidratar a pele também é fundamental, sei que parece que isso vai prejudicar o tratamento contra a oleosidade, mas na verdade os hidratantes dó fazem o oposto, depois de tantos tratamentos na pele, ele fica sensível e acaba por  precisar de cuidados e água.
Procure um hidratante que se adeque a sua pele, não é porquê o hidrante foi bom pra sua amiga, que será bom pra você também, cada pele tem suas necessidades, nunca se esqueça disso.


10º Deixe a pele respirar:
Isso mesmo que você ouviu, não cubra espinhas com maquiagens e afins, para cicatrizar a pele precisa de ar e com maquiagem você só estará tapando os poros. Mas atenção: EXISTEM SIM, maquiagens especificas para evitar esse problema, que cobrem e tratam espinhas ou que diminuem a oleosidade da pele.
Mas tente também deixar sua pele sem nenhum produto por algum tempo, assim ela se recuperará naturalmente.


11º Lave o rosto:
Tem dias que a preguiça sabe como agir e acaba por fazer com que esqueçamos de lavar o rosto ou até mesmo acabemos dormindo maquiadas. Evite ao máximo que isso aconteça, ao lavar o rosto você não está somente se livrando da maquiagem, como de resíduos e pele morta, o que é fundamental pra saúde da sua pele.
Mas não se esqueça, tudo que é demais faz mal, então nada de lavar o rosto 10 vezes por dia. Eu faço esse processo 3 vezes: Ao acordar, durante o banho e antes de dormir e acho mais do que suficiente.


12º Mantenha distancia:
Tem mania de apoiar o rosto na mão? Bem, tá na hora de evitar. Isso faz com que a oleosidade da sua mão passe pro seu rosto, além de não deixar a pele respirar.


13º Alimente-se bem:
É fundamental cuidar da alimentação, gordura em excesso faz a pele gerar ainda mais oleosidade.

14º Proteção:
Passe sempre o protetor solar oil-free, ele evita a oleosidade e protege sua pele dos raios UV, fazendo com que sua pele esteja sempre protegida de possíveis queimaduras decorrentes o tratamento com ácido.

15º Consulte sempre um dermatologista:
Isso é fundamental, um profissional na área sempre saberá qual tratamento melhor se adequará as suas necessidades.

E vocês, tem alguma dica? Comentem aqui e até a próxima galera! 

2 comentários:

  1. Adorei a dica do talco, não sabia, certamente vou usar! Gosto de lavar meu rosto com sabonetes a base de glicerina, controla bem a oleosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do talco aprendi na base da curiosidade mesmo kkk fico feliz que tenha gostado :) Glicerina é um ótimo aliado também, usei por bastante tempo e aprovei

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...