quarta-feira, 23 de março de 2016

Cuidados com piercing no nariz

Miley Cyrus

Recentemente, no dia 26 de fevereiro pra ser mais exata, coloquei um piercing na lateral do nariz (como esse na foto da Miley), acontece que na hora de pesquisar sobre o assunto, não encontrei muito conteúdo na internet, pois a maioria dos posts destacam o piercing no septo.
Decidi escrever então esse post, me baseando não somente na minha experiencia sobre o assunto, como também na de amigas que tem a mesma espécie de furo.
Tratarei aqui dos cuidados antes do furo e após, para auxiliar não somente aqueles que desejarem colocar, como também aqueles que colocaram mas agora não sabem como agir.


Cuidados antes de furar: 

  • Pesquise lugares seguros e higiênicos, baseando-se nas experiencias de conhecidos que já colocaram adornos semelhantes;
  • Procure não beber bebidas alcoólicas ou usar qualquer tipo de droga (licitas ou ilícitas) alguns dias antes;
  • Se for menor de idade peça autorização dos seus pais ou responsáveis;
  • Não minta para o profissional que realizará o furo, principalmente sobre a presença de doenças sanguíneas e/ou casos de gravidez;
  • Tente saber a experiencia do profissional que realizará o furo (não adianta o profissional X ter feito um trabalho excelente naquele lugar e o funcionário Y realizar o furo);
  • Tenha certeza que deseja mesmo colocar o adorno;
  • Informe o profissional em caso de fobias de agulhas e/ou sangue;
  • Peça para que o profissional marque o lugar antes, olhe no espelho e só realize o furo quando tiver certeza que será no local desejado;
  • Não se deixe guiar pelo preço e sim pela qualidade, muitas vezes o ditado acerta no caso de "o barato sai caro";
  • Certifique-se que o material usado no processo está devidamente esterilizado e que a agulha descartável seja nova (sim, isso é muito importante); 
  • Tenha certeza que não é alérgico (a) ao material da joia;
  • Esclareça todas as suas dúvidas com o profissional;
  • Escolha a joia pensando nas suas necessidades e gostos.
O piercing mais comum no primeiro furo, é aquele conhecido como "pedrinha", por ser menor e mais delicado. No meu caso, conhecia amigas que furaram com ele e tiveram problemas de enroscar no cobertor/toalhas/lençóis e semelhantes, além de uma amiga que furou diversas vezes com esse tipo e teve queloides em todos os casos e o clássico "saiu do meu nariz enquanto eu dormia", virou um mantra pra outra das minhas amigas. 
Assim como tive amigas que fizeram o furo com a argolinha e disseram que doía bem mais, girava no nariz e até mesmo descascava a joia. Ouvi também que as queloides eram mais comum nesse caso, já que a joia ficava girando no nariz.
Quando ouvi a pergunta "Quer furar com o de pedrinha ou de argolinha", não tive duvidas e escolhi a argolinha, não só por me sentir uma desastrada e ter certeza que tiraria a pedrinha dormindo, quanto por achar esteticamente mais parecido com meu jeito de ser.
Pesquisei vários lugares antes de decidir em qual iria, acabei descobrindo com minhas amigas, que o lugar mais barato era também o mais limpo (sorte a minha não?). Fiquei meio ansiosa quando vi a cliente anterior sair chorando com um piercing de pedrinha no nariz e sim, nessa hora repensei, mas por se tratar de algo que queria a muito tempo, tive certeza que era o correto.
Estava acompanhada da minha mãe (mesmo sendo maior de idade), o motivo? Ela me acompanha em qualquer loucura, qual é, nosso parentesco não impede a amizade. Ela foi logo perguntando: "-Dói muito?"
Então ouvi a melhor explicação (e mais sincera) até hoje de um funcionário: "-Olha, até dói, mas é uma dor suportável. Dói bem menos que bater o dedinho na quina de um móvel." 
E sinceramente foi o que aconteceu comigo, só fechei o olho por receio da proximidade da agulha, senti uma pequena pontada no local e pronto, já estava furado.
O processo de passar a joia, foi um pouco mais doloroso que o furo em si, pelas voltas da argolinha, acabei sim sofrendo mais do que se fosse só a pedrinha, mas não me arrependo, além de não ter sido uma dor insuportável.
Não furem em casa, sério. Tenho uma amiga que furou dessa forma, deu certo? Sim, mas sei que os riscos que ela correu foram grandes. No nosso corpo inteiro temos veias e acredite que se por acidente você acertar uma no processo do furo, pode passar por alguns problemas sérios. Um profissional com experiencia, não corre o risco de cometer erros tão graves.
A higiene é fundamental para sua segurança e sua saúde, não se comprometa no caso de lugares que pareçam "sujos".
Já ouvi casos em que foram tratados grosseiramente pelos profissionais (o que não foi meu caso), lembre-se que isso não é algo normal e a pessoa que sofreu com isso, ainda ficou com um furo mega torto e o nariz machucado, não aceite esse tipo de tratamento.

Cuidados pós-furo:

  • Siga as recomendações de limpeza que o profissional lhe indicar (quase sempre com soro fisiológico, isso impede o aparecimento de queloides, além de manter a área limpa);
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante o processo de cicatrização, elas diminuem o seu metabolismo e consequentemente o processo de cicatrização;
  • Exite o consumo de gorduras e açúcares em excesso no processo de cicatrização;
  • Não deixe de limpar seu piercing por preguiça ou qualquer outro motivo;
  • Somente troque a joia quando a cicatrização estiver completa, o furo no nariz é um dos mais demorados pra cicatrizar, cada organismo leva um tempo, alguns podem trocar 1 mês depois de aplicar a joia, outros apenas um ano, não troque antes de estar seguro sobre sua cicatrização;
  • Na primeira troca, procure um profissional para realiza-lá de forma mais segura;  
  • Trate suas queloides, caso as mesmas apareçam, logo no principio;
  • Não passe maquiagem ou cosméticos em proximidade ou encima do furo;
  • NÃO MECHA NO PIERCING ANTES DELE CICATRIZAR;
  • Higienize bem suas mãos, antes de higienizar o piercing, evitando contaminações;
  • Procure o profissional (ou um médico) em casos de sangramentos excessivos ou até mesmo de queloides.
  •  Tome cuidado para não enroscar nada na sua joia;
  • Tente se lembrar do furo, esbarrar a mão por descuido, resulta numa sensação nada agradável.

Sim, minha argolinha girou diversas vezes durante o sono, no processo de limpeza, acabava voltando ao lugar normalmente, mas isso só acontecia pois o corte da joia, não deixou suas extremidades muito afastadas. Se o seu caso é o contrário, tente não deixar a argolinha girar.
A limpeza da joia e do furo é fundamental para não causar nenhum problema no seu furo. Não deixe de realizar a limpeza, mas não faça em excesso (lembre-se: tudo que é demais estraga).
Não se deixe levar pela vontade de tocar a joia (parece que só por não poder a mão já se levanta sozinha), mas nossas mãos sempre tem bactérias, que podem e vão contaminar seu furo.
Maquiagens não foram feitas para serem passadas sobre "furos" de quaisquer tipo, então evite. Além de arder, isso pode causar alguma irritação.
Pode ser que seu nariz pareça "sangrar" um pouco no dia do furo ou alguns dias depois, isso pode ter ocorrido por uma pequena lesão (afinal a pele está sensível) ou até mesmo pela formação de uma casquinha de sangue que se formou após o furo. Mas se o sangramento for contínuo ou incomum, consulte um médico.
Para finalizar o post, falarei sobre o pesadelo de todos que já colocaram piercing.

Queloides:
O que são?
As queloides são uma forma de cicatrização da pele. No caso dos piercings elas aparecem como uma espécie de bolinha próxima ou no local do furo, podendo ser esbranquiçadas ou avermelhadas.
No caso do furo no nariz, elas podem aparecer externamente (na pele no lado de fora do nariz) ou internamente (na mucosa nasal, o que foi o meu caso).
Não são todos que apresentam queloides pós o furo, alguns nunca apresentam, outros sim, como se trata de cicatrização, dependem do organismo de cada pessoa seu tempo de aparecimento e sua própria existência. Mas mesmo que não doam, elas podem incomodar, além de que se não tratadas podem crescer.

Como tratar?
Procure um médico ou farmacêutico no caso do surgimento de queloides. As externas podem ser tratadas com o uso de salmora aquecida (água e sal quentes), mas para internas acho meio incomodo.
No meu caso quando surgiu procurei um farmacêutico, lembrando que foi queloide na mucosa nasal, ele me indicou uma pomada a base de propionato de clobetasol, depois de quatro dias a queloide desapareceu, mas mantive o uso ainda por um certo tempo.
Para utilizar a pomada, lembre-se de fazer a higienização da joia e furo antes, para que a pomada possa agir.
O cheiro da medicação pode incomodar, mas faz milagres em vários casos.
Lembrando que se após o tratamento o seu caso não surtir efeito nenhum, é indicado procurar um especialista, para cogitar a possibilidade de retirar a joia.

3 comentários:

  1. Eu tenho piercing no nariz há 7 anos e tive na língua por 10. Adoro cada um dos meus furos e nunca tive nenhum problema, até pq evitava mexer neles no começo. Um dica que eu vou é evitar tirá-los pelo menos nos 6 primeiros meses: sua cicatrização externa pode ser boa, mas por dentro ele demora horrores para ficar confortável e pode até te machucar!


    www.carolvayda.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar sobre isso também Carolina, acredita que tenho uma amiga que trocou depois de 1 mês e nem sofreu e outra que trocou depois de 6 meses e ainda sim sofreu? Acho que é bem relativo.
    Mas obrigada pela dica, é bom saber de quem já tem a mais tempo ;)

    ResponderExcluir
  3. Amo meu piercing de nariz! Tenho ah um tempão! Todas minhas joias são da Pulso! Tem vários modelos estilo indiano e de prata também. Muito díficil achar modelos diferentes no Brasil.

    https://pulsobodyart.com.br/piercings/narina/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...