Como alguns já sabem (e devem lembrar), sou Técnica em Nutrição e Dietética formada. Por isso decidi abrir um espaço aqui no blog para tirar algumas dúvidas sobre alimentação saudável.
Faz um certo tempo, que um modismo tomou grandes proporções entre pessoas que querem emagrecer. Segundo muitos, pulando uma refeição (ou mais refeições por dia), o indivíduo emagrece mais rápido. Mas será que isso é verdade?
Com meus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de artigos científicos retirados da internet, preparei esse post para vocês, com muito amor, espero que gostem.
Primeiramente gostaria de explicar que existe muita diferença entre emagrecer e perder peso, emagrecer é perder gordura corporal, já perder peso pode significar até mesmo a queima de massa magra (mas para frente nesse post, estará melhor explicado).
Mas indo direto ao ponto, ao contrário do que muitos pensam, pular refeições não só não emagrece, como pode fazer engordar. Ao pular uma refeição, seu organismo não recebe a quantidade de nutrientes que deveria, o que faz com que seu cérebro mande uma mensagem para estocar nutrientes (entre eles muito carboidrato) na próxima refeição, se preparando para o jejum que virá no próximo dia.
Quando esse período é muito longo, o organismo então queima o estoque que já tem acumulado, começando pelos carboidratos (o que até fará emagrecer) com o porém que seu corpo mal terá mais fonte de energia para as atividades realizadas durante o dia, causando mas fome. Mas se o seu consumo deste nutriente não for o suficiente, ele queimará outro.
Acontece que a segunda opção de fonte de energia são as proteínas, sendo que elas se encontram armazenadas nos músculos. Ou seja, a diferença na balança não será por perder gordura, mas sim por perder massa magra (lembrando que músculo pesa mais do que gordura).
Ao invés de formular proibições e omissões de refeições, o mais saudável é praticar hábitos alimentares saudáveis.
Para uma melhor compreensão, o corpo humano funciona como uma máquina, não funcionando sem seu combustível (alimentos), quando o "tanque" se esvazia, em um período que não foi abastecido corretamente, a máquina para.
A seguir, darei dicas de alguns passos para uma alimentação saudável:
- Se alimente a cada 3 horas, consumindo alimentos variados. Como já citado, pular refeições não vai te emagrecer e até mesmo pode causar várias doenças (como anemia e desnutrição por exemplo);
- Realize atividades físicas todos os dias. Se não pode frequentar academia por falta de tempo ou dinheiro, pesquise exercícios para praticar em casa (existem várias opções na internet), ande à pé, suba escadas, jogue ou até mesmo dance. Quanto mais prazerosa a atividade esportiva, melhor;
- Opte por carboidratos integrais, eles demoram mais para serem digeridos, fazendo com que a fome demore mais para surgir;
- Cosuma todos os alimentos da pirâmide alimentar, evitando açúcar e gordura;
- Coma frutas e legumes todos os dias;
- Substitua alimentos gordurosos, ou muito "pesados", por frutas (sendo uma ótima opção para lanches ao longo do dia);
- Evite sal em excesso, existem muitos outros temperos que podem substituí -lo;
- Evite alimentos industrializados (bolacha, enlatados, salgadinhos, entre outros);
- Consuma leite e seus derivados (optando pelos que apresentam baixo teor de gordura);
- Consulte sempre um nutricionista, ele fará uma dieta que se encaixe no seu estilo de vuda e no seu metabolismo;
- Evite dietas da moda, elas nunca são focadas num grupo específico e raramente são preparadas por profissionais.
Seguindo esses passos, seu objetivo de emagrecer será alcançado mais rápido e de forma saudável.
Espero que tenham gostado, pessoal.
Beijinhos e até a próxima!
Alguns dados desse texto foram retirados do artigo científico "Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira".
Nenhum comentário:
Postar um comentário